Com o objetivo de ganhar um dinheiro extra, dar um novo rumo a vida profissional ou mesmo tornar-se um empreendedor, muitas pessoas têm investido no e-commerce.
De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em 2017, o mercado cresceu 12% e para 2018 a espera era de evolução na casa dos 15%. Destaque para o mercado de eletrônicos, Óticas e Acessórios e segmento automotivo.
Diante desse comportamento do mercado e com usuários, cada vez mais, presentes nas compras virtuais, preparamos 11 passos para você montar um e-commerce.
O primeiro requisito refere-se à questão legal. A nova lei do e-commerce determina uma série de regras que devem ser cumpridas por esse tipo de negócio, o que inclui um CNPJ para emissão de nota fiscal.
Caso seu rendimento com a loja não seja superior a R$ 68 mil reais anuais é possível abrir um MEI (Microempreendedor individual). O MEI possui menos taxas e mais facilidade para gerenciar.
Outros fatores que devem ser atendidos é disponibilizar as informações da empresa, respeitar o direito ao arrependimento, trocar mercadorias com defeito, ter atendimento ao cliente e informar detalhadamente as despesas da compra.
Conhecendo a legislação, o empreendedor deve escolher qual será o nicho de atuação. Destaco que é importante escolher um segmento que seja do seu gosto e prazeroso para você, garantindo melhores resultados.
Tendência no e-commerce são segmentos altamente especializados. Eles proporcionam um maior valor agregado na experiência de compra. Assim, pesquise um nicho específico que esteja em alta, ou até mesmo um nicho que seja mais fácil para vender.
Por exemplo, se gostar muito de cosméticos, bijuterias, acessórios para carro… existe uma gama de possibilidades e uma delas vai se adaptar às suas necessidades e ideias.
Para que a operacionalização da loja possa começar e seja bem sucedida é fundamental escolher parceiros e fornecedores confiáveis. Sem eles, seu e-commerce não ganha vida.
Se você pretende montar um e-commerce, certamente vai precisar de uma plataforma. O desenvolvimento do seu site precisa ser feito de maneira correta desde o começo para evitar problemas futuros. Você pode optar por diversas alternativas de plataforma.
A plataforma de e-commerce também influencia a integração com os modelos de pagamento, sendo essa escolha importante para vender mais e ter opções adequadas aos consumidores.
Entre os modelos mais comuns estão os gateways de pagamento, adquirentes e intermediadores. Esses últimos são mais indicados em casos de pequenas lojas, pois são soluções que apesar de taxas maiores, são mais fáceis de implementar.
Uma loja virtual trabalha diretamente com coleta de dados do cliente. Alguns deles bastante sensíveis, como informações bancárias. Dessa forma, é fundamental contar com um sistema de segurança.
Ela deve incluir um sistema antifraude para detectar problemas no pagamento e SSL (Secure Socket Layer), que garante a segurança das informações inseridas pelos clientes no site.
A questão logística é imprescindível para um bom funcionamento do e-commerce. É importante que o lojista decida como será realizado o controle de estoque, se por um sistema integrado ou manualmente e também como será a entrega.
Atualmente, é comum que e-commerces iniciantes optem pelas entregas via Correios, que garantem entregas em território nacional. Já a opção pelas transportadoras proporciona maior eficiência, mas deve ser avaliado se compensa esse tipo de contrato para o volume de vendas realizado.
Ao começar uma loja virtual, é fundamental que o lojista avalie qual é o perfil do público-alvo, tanto para determinar as estratégias de atração e retenção que serão desenvolvidas como para disponibilizar um mix de produtos compatíveis com as características do público.
Essa definição deve ser realizada logo no início, juntamente com os objetivos de médio e longo prazo do negócio. Com essas informações, o empreendedor terá maior organização para definir os passos seguintes do negócio e ter mais chances de crescer.
Atualmente, qualquer negócio que funcione pela internet deve contar com uma estratégia de marketing digital estabelecida para atrair clientes e aumentar a capacidade de vendas. Pensando nisso, pode-se desenvolver uma série de soluções, como:
Essas são apenas algumas das estratégias que podem ser adotadas, lembrando que a postagem dos produtos também deve considerar as boas-práticas de marketing, como descrição e palavras-chave.
Disponibilizar canais de atendimento ao cliente é fundamental para garantir cumprimento à legislação sobre e-commerce e também para proporcionar uma melhor experiência de compra ao consumidor.
Agora as coisas estão ainda mais fáceis. Principalmente depois que o Facebook permitiu a integração de seu box de diálogo em sites.
Gostou das nossas dicas? Não esqueça de sempre planejar. É importante, principalmente se você espera resultados a médio prazo. Boa sorte nos negócios e não esqueça de prestar atenção a essas sugestões.
FONTES: ecommercebrasil