Quem trabalha com vendas sabe que em algum momento vai precisar elaborar estratégias de promoção, para atrair clientes e melhorar ainda mais os resultados. Oferecer descontos e condições de pagamento facilitadas; mexe com o mercado e faz com que os consumidores passem a enxergá-lo com outros olhos num cenário altamente competitivo, onde grande parte dos varejistas está inserida atualmente.
O termo promoção é entendido pela maioria dos consumidores como uma ação de ofertas e descontos. Entretanto, para o marketing, promoção é muito mais que isso. Trata-se de uma ação de vendas que considera diversas táticas, sendo que o desconto é apenas uma delas. Aprenda algumas dicas de como aumentar as vendas conosco!
Segundo uma pesquisa da NewStyle, 85% dos brasileiros afirmam que buscam algum tipo de vantagem no momento da compra. Esse número é uma grande prova de que o brasileiro adora uma promoção e essa estratégia pode sim aumentar suas vendas.
Mas lembre-se sempre. Uma promoção não deve trazer prejuízos a empresa. O valor dos descontos e benefícios dados aos clientes e as despesas com divulgação precisam ser calculador para que se alcance um resultado positivo. E a melhor maneira de fazer isso é através de um planejamento.
Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer antes de qualquer tipo de promoção é desenvolver um planejamento. Nele devem estar previstos as despesas, todos os objetivos e etapas da promoção, além de uma descrição completa de como ela irá funcionar.
Empresários e empreendedores do ramo varejista, principalmente, precisam lidar, constantemente, com a seguinte questão: como vender mais? Eu costumo dizer, que trabalhar com vendas é uma arte, que necessita de aprimoramento frequente para gerar resultados sempre acima da média. É necessário elaborar, a todo o momento, diversas estratégias para não perder os clientes já conquistados e para atrair novos consumidores. Neste sentido, as promoções, se trabalhadas com eficiência e inteligência, fazem com que qualquer empresa alcance seus objetivos comerciais com excelência.
Uma promoção efetiva e de bons resultados começa com um planejamento. E o primeiro passo é definir os objetivos da promoção, que podem ser:
– Aumentar o volume de vendas
– Promover um novo produto
– Conquistar novos clientes
– Diminuir o tamanho do estoque
Toda promoção precisa de uma data para terminar, e ela não pode ser muito longa. Lembre-se que o objetivo é gerar urgência na compra, por isso, o consumidor não pode ter muito tempo para pensar.
Claro que essa escolha não deve ser aleatória. Pense no seu objetivo antes de decidir. Pode ser o produto com estoque alto ou aquele que você conseguiu uma negociação especial. Em promoções de desconto, o ideal é elencar os produtos com melhor margem para que você não comprometa demais sua lucratividade.
É importante que elas sejam bastante claras, escritas de maneira que o público leigo compreenda perfeitamente do que se trata. Em alguns casos, vale a pena pedir para um advogado desenvolver um regulamento que possa ser consultado caso haja alguma reclamação por parte dos clientes.