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Promoções: Dicas de como aumentar as vendas

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Promoções: Dicas de como aumentar as vendas

Quem trabalha com vendas sabe que em algum momento vai precisar elaborar estratégias de promoção, para atrair clientes e melhorar ainda mais os resultados. Oferecer descontos e condições de pagamento facilitadas; mexe com o mercado e faz com que os consumidores passem a enxergá-lo com outros olhos num cenário altamente competitivo, onde grande parte dos varejistas está inserida atualmente.

O termo promoção é entendido pela maioria dos consumidores como uma ação de ofertas e descontos. Entretanto, para o marketing, promoção é muito mais que isso. Trata-se de uma ação de vendas que considera diversas táticas, sendo que o desconto é apenas uma delas. Aprenda algumas dicas de como aumentar as vendas conosco!

Segundo uma pesquisa da NewStyle, 85% dos brasileiros afirmam que buscam algum tipo de vantagem no momento da compra. Esse número é uma grande prova de que o brasileiro adora uma promoção e essa estratégia pode sim aumentar suas vendas.

Mas lembre-se sempre. Uma promoção não deve trazer prejuízos a empresa. O valor dos descontos e benefícios dados aos clientes e as despesas com divulgação precisam ser calculador para que se alcance um resultado positivo. E a melhor maneira de fazer isso é através de um planejamento.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer antes de qualquer tipo de promoção é desenvolver um planejamento. Nele devem estar previstos as despesas, todos os objetivos e etapas da promoção, além de uma descrição completa de como ela irá funcionar.

Empresários e empreendedores do ramo varejista, principalmente, precisam lidar, constantemente, com a seguinte questão: como vender mais? Eu costumo dizer, que trabalhar com vendas é uma arte, que necessita de aprimoramento frequente para gerar resultados sempre acima da média. É necessário elaborar, a todo o momento, diversas estratégias para não perder os clientes já conquistados e para atrair novos consumidores. Neste sentido, as promoções, se trabalhadas com eficiência e inteligência, fazem com que qualquer empresa alcance seus objetivos comerciais com excelência.

Dicas de como aumentar as vendas: Planejamento

Uma promoção efetiva e de bons resultados começa com um planejamento. E o primeiro passo é definir os objetivos da promoção, que podem ser:

– Aumentar o volume de vendas
– Promover um novo produto
– Conquistar novos clientes
– Diminuir o tamanho do estoque

Começo, meio e fim

Toda promoção precisa de uma data para terminar, e ela não pode ser muito longa. Lembre-se que o objetivo é gerar urgência na compra, por isso, o consumidor não pode ter muito tempo para pensar.

Defina os produtos

Claro que essa escolha não deve ser aleatória. Pense no seu objetivo antes de decidir. Pode ser o produto com estoque alto ou aquele que você conseguiu uma negociação especial. Em promoções de desconto, o ideal é elencar os produtos com melhor margem para que você não comprometa demais sua lucratividade.

Estabeleça as regras

É importante que elas sejam bastante claras, escritas de maneira que o público leigo compreenda perfeitamente do que se trata. Em alguns casos, vale a pena pedir para um advogado desenvolver um regulamento que possa ser consultado caso haja alguma reclamação por parte dos clientes.

 

Thiago Machado
Thiago Machado
Formado em Bacharel Sistemas de Informação pela faculdade Doctum de Cataguases - MG. Trabalha na área de informática a mais de dez anos, como professor de cursos profissionalizantes, informática básica e avançada. Nos últimos anos tem se especializado em tecnologias para Internet, trabalhando como Web designer e Programador Web.

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