Inovar é diferente de inventar: na prática, a inovação não está necessariamente ligada à tecnologia.
Neste conteúdo, falaremos sobre as possibilidades de inovar no e-commerce.
no mercado e conquistar sempre mais sucesso. Assim como também há uma forte relação entre investimento em inovação e crescimento de receitas. No comércio eletrônico não é diferente. É preciso constantemente buscar novas formas de comercializar produtos e serviços e de investir conhecimento e novas tecnologias para aumentar a competitividade.
1. Inovar é diferente de inventar
Na prática, a inovação não está necessariamente ligada à tecnologia. Há muitos casos de empreendedores que conquistaram forte diferencial competitivo inovando no atendimento, por exemplo. Não esqueça disso.
2. Concepção e desenvolvimento
Essas podem ser duas etapas da inovação. Isso mesmo. É que, normalmente, associamos inovação a ideias geniais. Mas, ter ideias não é o suficiente: a verdadeira inovação acontece quando, além da concepção, o empreendedor sabe transformá-las em diferencial competitivo e passa a vender mais ou colher melhores resultados com isso. Então, grave aí: é preciso conceber e ter capacidade de desenvolver.
3. Para ter boas ideias, tenha muitas ideias
A melhor forma de ter boas ideias é ter muitas. Você sabia disso? É porque o empreendedor que está sempre pensando em formas de inovar tem maior probabilidade de ter boas ideias do que aquele que espera o momento mágico em que uma ideia genial surgirá como em um passe de mágica.
4. Mesmo as melhores ideias são rejeitadas no começo
Nesse caso, inovar significa persistir. Isso porque inovação geralmente envolve novos comportamentos do cliente. E a mudança nem sempre é bem recebida no início. Mas, o importante é testar os conceitos de forma rápida e barata, sabendo que existe alta probabilidade de a ideia ser rejeitada. Ao entender os motivos que levaram à rejeição, o empreendedor deve melhorá-la e continuar apresentando projetos para as pessoas. Não desista!
O cliente quer e pode comprar por meio do celular. Você sabia que a utilização de aplicativos para compra no celular é denominada de Mobile E-commerce (M-commerce)? Essa não só é uma realidade, mas também um mercado em expansão.
Então, além de disponibilizar essa facilidade para o seu cliente, que tal elaborar, ainda, uma promoção ou oferta direcionada para quem compra pelo celular? A inovação é tão necessária que nunca para de dar motivos para que os empreendedores continuem inovando. Aproveite!
Para ampliar a competitividade de pequenos negócios por meio da inovação no comércio eletrônico, o Sebrae criou o programa INOVArejo.
fonte: sebrae