Implemente as vendas no e-commerce com adoção de boas práticas

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Implemente as vendas no e-commerce com adoção de boas práticas

Conceito

E-commerce ou comércio eletrônico é a modalidade de negócio baseada em transações de compra e venda realizadas em ambiente virtual, por meio de dispositivos conectados à internet, como computadores, notebooks, tablets ou smartphones.

Esse sistema comercial começou de maneira tímida, com a venda de produtos de pequeno valor (livros, objetos e CDs). Mas logo o mercado online expandiu-se, conquistando público cada vez maior.

Produtos

O sistema de e-commerce é utilizado hoje para transações de baixo valor até altos negócios, a exemplo da venda de artigos de luxo (carros importados, joias e imóveis). Produtos que encontravam resistência do público (perfumes, vestuário e alimentos) passaram a atrair clientes.

São considerados sites de e-commerce aqueles nos quais o cliente visualiza o produto, escolhe-o e o coloca na cesta de compras virtual. O pagamento é efetuado exclusivamente no ambiente online por meio de tecnologias digitais.

Uma das principais vantagens do e-commerce é que os produtos ficam à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, não importa a hora. Além de o cliente realizar as compras sem pressa, podendo comparar preços e pesquisar informações sobre o que deseja adquirir.

Boas práticas

O sucesso de um empreendimento virtual depende da soma de fatores que incluem planejamento, gestão e inovação.

No e-commerce, a qualidade visual do site é fundamental e deve ser considerada por quem deseja abrir um negócio online ou pensa em aperfeiçoar o layout de sua loja virtual.

Para a exposição do produto, a qualidade dos textos informativos associados ao que está à venda é outro fator importante. Relacionar fotos de boa resolução e, quando necessário, vídeos que apresentem os itens também pode dar certo.

Os meios e formas de pagamento, assim como a entrega dos produtos no tempo prometido devem ser levados em consideração.

Para facilitar a vida do cliente, o empresário do e-commerce pode trabalhar com diversas bandeiras de cartões de créditos, débito em conta, boletos bancários, pagamento à vista ou parcelado.

Com a adoção de práticas gerenciais, é possível diminuir custos, agregar valor à imagem da empresa, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que conhecem o negócio.

Inovação

Oferecer novos produtos, antecipar tendências, implementar formas criativas de venda e de atendimento são ações fundamentais para o sucesso de seu comércio online.

A inovação é um dos principais diferenciais competitivos para a empresa, principalmente no crescente mercado virtual. Implementar práticas criativas é um diferencial necessário para consolidar os negócios.

Um exemplo de ação criativa é fazer promoções relâmpagos, que podem ser divulgadas nas redes sociais. Essa iniciativa simples atrai os compradores e chama atenção para que fiquem atentos às novidades da empresa.

A adoção de práticas criativas de divulgação também é um bom atrativo, utilizando os recursos digitais e a linguagem mais informal das redes virtuais.

É necessário lembrar que a comunicação deve ser sempre ligada à identidade da empresa e ao público-alvo que busca alcançar.

Competitividade

Se o empresário atentar-se para a qualidade dos produtos, a facilidade de atendimento ao cliente, as boas práticas e a constante inovação do e-commerce, é bem provável que os negócios tornem-se mais competitivos e que eles ganhem força no mercado para competir com a concorrência.

Elaborar um plano de marketing é fundamental para a divulgação do e-commerce, com a implementação de ações que envolvem publicidade, comunicação institucional e contato com o cliente.

Aproveitar as ferramentas digitais – como redes sociais e aplicativos de compartilhamento de informações – é uma alternativa com retorno e de baixo investimento. É necessário que toda a proposta de divulgação esteja de acordo com o perfil da empresa e de quem ela pretende atrair.

Thiago Machado
Thiago Machado
Formado em Bacharel Sistemas de Informação pela faculdade Doctum de Cataguases - MG. Trabalha na área de informática a mais de dez anos, como professor de cursos profissionalizantes, informática básica e avançada. Nos últimos anos tem se especializado em tecnologias para Internet, trabalhando como Designer, Web Designer e Programador Web.

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