Como divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes?

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Como divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes?

Como divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes?

De fato que, com o número de clínicas e consultórios em constante crescimento, é conveniente investir na divulgação do negócio. Sim, instituições de saúde também precisam dos serviços de marketing. Um bom trabalho de divulgação de clínica médica garante uma boa frequência de pacientes, em quantidade maior e mais constante, melhorando os resultados do empreendimento. Veja como divulgar sua clínica.

No entanto, como toda ação de marketing, a divulgação não deve ser feita de forma aleatória. Especialmente se tratando daquele público específico. Estratégias corretas são as responsáveis para que a sua clínica se destaque fortemente no mercado.

Portanto, veja algumas dicas para divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes.

Verifique as regras de sua profissão para publicidade

Antes de tudo, é necessário pesquisar junto ao código de ética e o conselho que regulamentam sua profissão, quais as regras para divulgação do seu trabalho. Para a classe médica, por exemplo, o Conselho Federal de Medicina publicou em 2011 a resolução 1974/11, popularmente conhecida como Manual de Publicidade Médica.

O documento aborda vários pontos como, por exemplo, participação em entrevistas, publicação de artigos e produção de conteúdo.

Crie um ótimo planejamento

Desse modo, é fundamental em qualquer setor. Fazer o planejamento de marketing é detalhar as ações necessárias para alcançar os objetivos que foram definidos. Com o escopo estabelecido (nesse caso, divulgar e atrair mais pacientes), é o momento de organizar as informações.

Em virtude do plano de marketing deva estar contidas os dados básicos de público, valores a serem investidos, os recursos necessários e os canais de comunicação que vai usar. Vale a pena fazer a análise da concorrência e o cronograma para monitorar o tempo das ações e seus resultados.

Tenha um público-alvo bem definido

Definir bem o público não se limita a ter informações como gênero, faixa etária e localização geográfica. Significa conhecê-lo a fundo. Estude bem os seus anseios, desejos e necessidades, de modo a trabalhar aquelas estratégias que visam superar as expectativas dos pacientes.

Esse conhecimento pode ser adquirido a partir de pesquisas de perfil dos pacientes associadas a um cadastramento bem-feito na clínica. Foque em detalhes para entender bem quem são as pessoas que procuram o seu estabelecimento.

Monitore a sua concorrência

A análise de concorrência não deve ser feita somente para enxertar o seu planejamento. É importante que ela seja constantemente monitorada. O marketing auxilia esse processo, a fim de que você conheça as ações que dão certo (e errado) para concorrentes diretos e indiretos.

É importante saber que serviços oferecem, o quanto cobram por eles, que autoridade têm no mercado e também os seus pontos mais fortes e mais fracos. A ideia é que você possa sempre superá-los, oferecendo serviços de qualidade com diferenciais competitivos.

Identifique sua missão e seus valores

Saber qual a missão e os valores do seu negócio é o que orienta e sustenta a caminhada. São dois pilares importantes e que devem ser demonstrados para seus pacientes. Eles devem estar alinhados com tudo que foi traçado em seu planejamento estratégico.

A missão significa a razão de a sua clínica existir. Já os valores correspondem aos ideais de atitude e comportamento, os quais deverão estar presentes tanto nos funcionários quanto nas relações com os pacientes.

Preste sempre um atendimento de qualidade

O atendimento diferenciado pode ser o responsável para fidelizar os seus pacientes. Pacientes fidelizados retornam à clínica e ainda são ótimos divulgadores dos seus serviços. Com uma boa experiência, é bem possível que eles tenham bons comentários e argumentos a fazer para os familiares e conhecidos.

Sem dúvida, o atendimento começa desde o primeiro contato do paciente com a clínica para a marcação da consulta, segue durante todo o processo presencial e visita às instalações e continua também depois que ele deixa o local, por meio do contato da clínica a respeito do atendimento prestado.

Defina em quais canais deseja estar presente

São muitos os canais e as ferramentas disponíveis para começar:

Para criação de blogs, você pode utilizar o WordPress;
Se pretende criar um site, existem inúmeras possibilidades para diferentes orçamentos, sites no estilo faça você mesmo como Wix e o Squarespace, ou mesmo a contratação de um profissional para criar o site da sua cínica.

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Já nas redes sociais, a criação de uma fanpage no Facebook e um perfil profissional no Instagram pode ser uma excelente opção e a produção de vídeos informativos sobre determinado tema de saúde pode gerar resultados bastante significativos quando divulgados em um canal próprio no Youtube.

Conheça nosso serviço de criação de artes para divulgação nas redes sociais.

Thiago Machado
Thiago Machado
Formado em Bacharel Sistemas de Informação pela faculdade Doctum de Cataguases - MG. Trabalha na área de informática a mais de dez anos, como professor de cursos profissionalizantes, informática básica e avançada. Nos últimos anos tem se especializado em tecnologias para Internet, trabalhando como Designer, Web Designer e Programador Web.

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