Como criar um site no WordPress - Web Crie - Soluções Web

Como criar um site no WordPress

Ganhar dinheiro com sites classificados
Como ganhar dinheiro com site de classificados na sua cidade ou região.
14 de agosto de 2017
Palavras-chave de cauda longa
Palavras-chave de cauda longa: o que são e como podem te ajudar?
25 de outubro de 2017
Mostrar tudo

Como criar um site no WordPress

Como criar um site no WordPress

Sem dúvida, o WordPress é a melhor plataforma ou software para criação de sites. Na verdade, o WordPress é o que chamamos de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS).

Em outras palavras, o WordPress é o que você usa quando quer trabalhar e não lutar com seu software de publicação de conteúdo, sendo hoje a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do mundo, com aproximadamente 59% do mercado de CMS e 28.8% de toda web (fonte:W3Techs).

Existem duas versões de WordPress, que são conhecidas como as versões .com e .org.

wordpress.com é uma plataforma de blogs, na qual você não precisa se preocupar com nenhuma questão de infraestrutura, porque sua página fica hospedada na infraestrutura do WP. É uma plataforma pensada para pessoas que desejam focar mais no conteúdo e menos em questões como atualizações, temas, entre outras. Por isso, nesta versão não é possível utilizar plugins ou instalar temas (é possível escolher entre as diversas opções disponibilizadas pela plataforma). A versão .com do WordPress é, portanto, mais indicada para blogs   apesar de existirem muitos sites construídos na plataforma. Seria comparável a outras plataformas de blog como Tumblr ou Blogspot.

No wordpress.org você é responsável pela instalação e por controlar e atualizar as versões, cuidando de toda a estrutura do blog. É uma plataforma mais flexível, que permite mais personalização, instalação de temas e plugins. Por esta razão, é mais indicada para a construção de páginas, blogs profissionais e outros produtos que exijam mais ajustes e recursos, como um e-commerce. O wordpress.org é comparável a outros sistemas gerenciadores de conteúdo, como Joomla e Drupal.

É importante destacar que mostraremos como criar um site WordPress pelo WordPress.org, sendo assim veja o que é necessário para começar:

Etapas para criar um site WordPress

  1. Registrar o domínio
  2. Contratar uma hospedagem de sites
  3. Configurar o DNS  (Domain Name Servers)
  4. Instalar o WordPress
  5. Configurar o site WordPress

OBS.: Se o que você precisa é de um site/blog pronto, vale a pena conferir nossos planos de criação de sites prontos

1. Registrar o Domínio

Antes de criar site WordPress, você precisa saber que sem um domínio não há como as pessoas acessarem seu site. Caso você não saiba, nome de domínio é o endereço que seu site recebe na internet – por exemplo “facebook.com”, “google.com.br”.

Este domínio pode ter alguns elementos que veremos a seguir:

Top-Level Domain (TLD)

Este elemento diz respeito a parte final do domínio. Na maioria dos casos “.com”, “.com.br”, etc. Existem muitos TLDs diferentes, inclusive para organizações (.gov, .edu, etc), para profissões (.arq, .adv, etc), para países (.br, .es, .us, etc) e alguns usados como alternativas (.org, .net, .info, etc).

Domínio Principal (Root)

Domínio Principal é o que você pode criar livremente, ao contrário do TLD – por exemplo, seudominio.com.br. Neste caso o “seudominio” é o Domain Root.

Para a criação de domínios você terá duas únicas restrições: O domínio precisa ser único (não ter sido registrado por ninguém); E, este domínio só pode ser constituído de letras, números e hifens.

Subdomínios

Um subdomínio é um nome que aparece antes do domínio (subdominio.dominio.com.br), por exemplo, suporte.m3cs.com.br.

Subpastas

Essas ficam após o TLD – Por exemplo, dominio.com.br/subpasta.

Registro

O registro do domínio pode ser feito em diversas organizações chamadas de Registrars – como o Registro.br para domínios nacionais.

2. Escolher uma Hospedagem

Para rodar um programa ou aplicativo você precisa colocá-lo em algum computador ou dispositivo, certo? A mesma coisa deve ser feita para um site. Para que as pessoas acessem seu site ele precisa estar em um servidor web, ou como chamamos, provedor de hospedagem.

Este servidor precisa ser confiável e garantir a qualidade do acesso. Você também precisa ver os recursos da hospedagem para ver se está adequada às suas necessidades.

Aqui estão alguns pontos que você deve analisar antes de contratar uma empresa de hospedagem:

Limitações

  • Será que suporta o WordPress?
  • Quantos domínios você pretende criar?
  • Quanto espaço em disco vai precisar?
  • Este servidor de hospedagem garante o acesso (up-time)?

Empresa

  • O que seus usuários dizem?
  • Como é suporte desta empresa de hospedagem?

Custo

  • Qual o custo do plano que você precisa?
  • Se você precisar escalar e fazer upgrade, será possível?
  • Quais são os custos adicionais?
  • Você pode testar por um tempo?

3. Configurar o DNS (Domain Nameservers)

Você pode ter ouvido falar sobre esta sigla, ou não, mas em qualquer processo de criação de sites, você vai se deparar com isso.

Se você contratou domínio e hospedagem juntos, pode ser que você não precise se preocupar com isso. Mas no geral, você terá que apontar seu domínio para sua hospedagem. Isto é feito através da configuração de DNS.

Quando você contrata um servidor de hospedagem, geralmente você recebe um e-mail com diversas intruções de acesso, uma delas é o DNS. Normalmente é algo do tipo “ns1.dominioservidor.com” e “ns2.dominioservidor.com”.

Com estes dados, você deverá acessar o painel de gerenciamento do seu domínio e editar as configurações de DNS. Depois de fazer isso, você vai ter que esperar um período de até umas 24 horas, que chamamos de “propagação de domínio”. Para saber se seu domínio já foi propagado, logo, que está acessível, basta digitá-lo no navegador.

4. Instalar o WordPress

Para instalar o WordPress, você precisa acessar o painel de controle de sua hospedagem. Para isso, localize no e-mail de boas-vindas da hospedagem os dados de acesso ao cPanel, caso não localize solicite ao seu host.

Importante: caso tenha registrado um domínio novo na empresa de hospedagem, ele poderá demorar até 24 horas para estar em pleno funcionamento. Se esse for o seu caso, aguarde o período de propagação do domínio para continuar o tutorial de como criar um site WordPress.

Se tudo estiver certo, acesse o seu cPanel (ou outro painel de controle) com as credenciais recebidas no e-mail. Uma vez no painel, localize o instalador do WordPress.
Aqui na Web Crie utilizamos O Softaculous Apps Installer, onde podemos instalar facilmente o WordPress e uma variedade de outras aplicações. Veja na imagem abaixo:

Clique em WordPress e siga o passo a passo.

Agora você já possui um domínio, uma hospedagem e o WordPress instalado. Falta pouco para finalmente criar um site WordPress. Podemos, portanto, passar para o próximo passo: a customização do seu site.

5. Configurar o site WordPress

Usando os dados de acesso fornecidos, acesse o painel de administração do WordPress no endereço que foi instalado o site. exemplo: www.meublog.com/wp-admin/

No menu Configurações/Geral faça as alterações de fuso horário e Idioma de acordo com sua localização.

Instalação do tema

Para criar um site WordPress, precisaremos também de um tema. Para escolher um tema gratuito acesse o menu Aparência/Temas, clique em adicionar novo e escolha entre as opções disponíveis.

Logo após a escolha do tema, estaremos prontos para começar a criar as páginas e postagens, existem temas que podem ser personalizados e configurados de diferentes formas.

Nesta etapa, use a criatividade e aproveite ao máximo o seu WordPress

Mas caso não queira ter todo esse trabalho, e quer focar apenas na criação do conteúdo do seu site ou blog, saiba que possuímos os serviço de criação de sites prontos. Podemos cuidar de todo esse trabalho, entregando um site WordPress totalmente configurado e pronto para uso.

Confira nossos planos de sites prontos

 

 

Thiago Machado
Thiago Machado
Formado em Bacharel Sistemas de Informação pela faculdade Doctum de Cataguases - MG. Trabalha na área de informática a mais de dez anos, como professor de cursos profissionalizantes, informática básica e avançada. Nos últimos anos tem se especializado em tecnologias para Internet, trabalhando como Web designer e Programador Web.

1 Comentário

  1. Camila Barros disse:

    Perfeito!
    Solução de Cozinha Planejada, São Paulo – SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *